Grupo Folclórico N.ª Sr.ª Graça Porto Formoso
Historial
Grupo Folclórico de Nossa Senhora da Graça do Porto Formoso
Inserido na região etnográfica de São Miguel/Açores, o Grupo, inicialmente denominado de Grupo Folclórico da Casa do Povo de Porto Formoso, foi fundado a 4 de Março de 1998, pelos membros da Casa do Povo de Porto Formoso, nomeadamente, Sr. Laudalino Rodrigues; Srª Maria Luísa Cabral e Srª Nazaré Leite e Srª Regina Mendonça, actual Directora Artística.
Dada a grande relevância que a cultura do chá teve nesta zona da ilha (quer no aspecto económico, quer no aspecto social), o grupo elegeu o Traje da apanhadeira de chá e do homem do campo, que em finais do século XIX e início do século XX, era uma forma de vestir simples e original, que até agora mal se notava, mesmo nas regiões da cultura do chá, daí que a sua reconstituição tenha sido muito difícil, havendo a necessidade de alguma pesquisa bibliográfica e inúmeras recolhas de informação oral.
No ano de 2000, o Grupo teve a sua primeira actuação, estreando-se nas Festas de Nossa Senhora da Graça, padroeira da Freguesia de Porto Formoso.
A 22 de Janeiro de 2010, o Grupo foi registado como Associação, passando a denominar-se Grupo Folclórico de Nossa Senhora da Graça do Porto Formoso.
A 24 de Abril de 2010, foi entronizado pela Confraria do Chá Porto Formoso, como Confrade Honorário.
Participou na primeira edição de início de colheita, da Fábrica do chá Porto Formoso, e em dois grandes concertos musicais, organizados pelo Orfeão Edmundo Machado de Oliveira, que tiveram lugar no Teatro Micaelense – “Sons e Tradições” - e no Coliseu Micaelense – “Festa do Emigrante”- e outro conjuntamente com o Coro da Universidade de Lisboa - “Concerto D’Aldeia”- no Coliseu Micaelense.
Tem feito várias representações, desde norte a sul do país e toda a Ilha de São Miguel, presentemente o Grupo é constituído por 45 elementos.